CAPÍTULO 1 - LIVRO: PESQUISA NA ESCOLA, DE MARCOS BAGNO
+15
PAULA BRAZ
elianeoliveira
Selma Peruci
Michely Rosa
Vanessa Pena
eliane monteiro
Danilo Bernardes da Silva
andreiaschnorr
Alexandre Pinho
diego de castro sobrinho
eloiza cristaldo
JULIANA VIEIRA LEITE
oseias da silva iapequino
Solange Rigotti
Adair Gonçalves
19 participantes
CAPÍTULO 1 - LIVRO: PESQUISA NA ESCOLA, DE MARCOS BAGNO
Pessoal, vamos começar a trabalhar no fórum! Vocês devem ler com atenção o livro Pesquisa na escola. Veja o tópico 1: Cansei de me indignar. O que é há de essencial aí?
Última edição por Adair Gonçalves em Sex Abr 06, 2012 11:54 am, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : ORIENTAR A LEITURA DOS GRADUANDOS EM LETRAS)
Adair Gonçalves- Mensagens : 6
Data de inscrição : 05/04/2012
Re: CAPÍTULO 1 - LIVRO: PESQUISA NA ESCOLA, DE MARCOS BAGNO
Entendo que o essencial do primeiro tópico é a observação que o autor faz sobre a necessidade de orientação, pelo professor, da aprendizagem dos alunos em relação às pesquisas que solicita, vez que, a ausência de orientação pode causar angústia e desespero nos alunos que têm informações apenas da data de entrega e o tema do trabalho. O autor enfatiza, também, o dever do professor de ensinar o aluno a aprender, dando a ele condições para discernir o que é útil dentre as informações às quais está diariamente exposto.
Solange Rigotti- Mensagens : 1
Data de inscrição : 23/03/2012
Re: CAPÍTULO 1 - LIVRO: PESQUISA NA ESCOLA, DE MARCOS BAGNO
Vejo que o autor mostra que a pesquisa não deve ser tratada puramente na forma de passar o tópico, assunto ou item a ser pesquisado e jogá-lo em cima dos estudantes e esperar por resultados positivos nesta ação.
O papel do professor está além de somente escolher o tema a ser pesquisado, mas de orientar seus acadêmicos, para que saibam como ter um "olhar crítico", reconhecer e discernir os "caminhos e trilhas" que são verdadeiramente fontes de conhecimento. O educador deve ensinar os alunos na escolha das informações que são necessárias e cabíveis na pesquisa, saber quais as respostas a serem procuradas, pois o "labirinto" é complexo e cheio de "bombas". Se não bem orientados os estudantes não saberão como se portar ou agir em meio a tantas informações e fontes de conhecimento.
O papel do professor está além de somente escolher o tema a ser pesquisado, mas de orientar seus acadêmicos, para que saibam como ter um "olhar crítico", reconhecer e discernir os "caminhos e trilhas" que são verdadeiramente fontes de conhecimento. O educador deve ensinar os alunos na escolha das informações que são necessárias e cabíveis na pesquisa, saber quais as respostas a serem procuradas, pois o "labirinto" é complexo e cheio de "bombas". Se não bem orientados os estudantes não saberão como se portar ou agir em meio a tantas informações e fontes de conhecimento.
oseias da silva iapequino- Mensagens : 2
Data de inscrição : 13/04/2012
Idade : 39
Localização : Dourados, MS
Pesquisa na escola Marcos Bagno
Mostra os erros cometidos pelos professores ao lidarem com esse tipo de trabalho escolar e aponta novos caminhos a serem seguidos, os quais levarão, segundo Bagno, ao melhor proveito dessa questão. Indignação e não podia ser diferente, são construidos por uma raiva espontânea.Por exemplo, seus tratados contra os mitos em torno da língua portuguesa e contra os gramáticos famosos que aparecem na TV. Um “livrinho”, como o próprio autor fala, bem pessoal. Tão pessoal que não carece de elogios à própria filha e à esposa, essas que servem de modelo de bom comportamento para todos os brasileiros.
JULIANA VIEIRA LEITE- Mensagens : 1
Data de inscrição : 13/04/2012
CAPÍTULO 1-LIVRO:PESQUISA NA ESCOLA,DE MARCOS BAGNO.
O essencial do tópico se desenvolve no ensinar,pois o autor relata que não é só passar um conteúdo em uma sala de aula e deixar por conta,mas é simplismente orientar,passar tranquilidade e principalmente passar uma alto confiança,assim o aluno poderá desenvolver técnicas para pesquisa de trabalho e assim adquidir fontes para o seu conhecimento.
eloiza cristaldo- Mensagens : 3
Data de inscrição : 28/03/2012
Idade : 29
Localização : JUTI/MS
CAPITULO 1,LIVRO,PESQUISA NA ESCOLA DE MARCOS BAGNO
O autor, marcos bagno, quando diz: "cansei de me indignar!" ele refere-se ao tipo de pesquisa que o professor quer passar para o aluno sem que lhe dê as orientações cabíveis e adequadas para chegar as fontes de pesquisa e lhe proporcionar um conhecimento amplo do que lhe foi pedido. os professores simplesmente jogam um tema a ser abordado e lhes determina um certo prazo para a entrega do seu trabalho, este tipo de comportamento por parte dos professores não ajudam muito no desempenho do seus alunos seja ele na formação academica ou nos ensinos fundamental e médio! o autor menciona uma frase que ao meu ponto de vista tem um significativo muito interessante que é o "ensinar a aprender" e com uma bela definição sobre o que foi dito anteriormente "ensinar a aprender é criar possibilidades para que uma criança chegue sozinha as fontes de conhecimento que estão a sua disposição na sociedade." Bom sendo assim deixo aqui meu breve comentário: pesquisar não é somente largar uma responsabilidade sobre os alunos mais sim orientá-los e mostrar como deve ser feito a pesquisa.
diego de castro sobrinho- Mensagens : 1
Data de inscrição : 24/03/2012
Idade : 37
Localização : dourados rua jardim florida 2
Re: CAPÍTULO 1 - LIVRO: PESQUISA NA ESCOLA, DE MARCOS BAGNO
O que há de essencial? Marcos Bagno nos mostra a sua indignação pelo fato de os professores de hoje, na sua grande maioria, só se preocuparem com a o cumprimento do seu "dever" e abandonarem o primordial: a aprendizagem do aluno. Ele cita o exemplo da forma como os professores pedem uma pesquisa a um aluno: tema "x", para o dia "x", valendo "x", sem nem mesmo darem subsídios a esse aluno para que faça uma pesquisa que, de fato, tenha uma finalidade, que traga benefícios reais a ele. Eu, como sendo egresso de escola pública, sei que a situação descrita por Bagno, é a triste realidade de muitas escolas brasileiras e não somente das públicas. Inclusive, já vivenciei várias vezes o problema abordado por ele. Portanto, acredito que o essencial seja a nossa atitude. Que não fiquemos inertes perante tal situação, pois nós, embora sejamos ainda graduandos, temos condições de reverter essa situação.
Alexandre Pinho- Mensagens : 3
Data de inscrição : 23/03/2012
Idade : 29
Localização : Dourados
Re: CAPÍTULO 1 - LIVRO: PESQUISA NA ESCOLA, DE MARCOS BAGNO
O essencial nesse capítulo é o dever que o professor tem de "Ensinar a aprender".
É na escola com o professor que a criança começa a adquirir conhecimentos específicos, a pesquisa é uma forma para se adquirir esse conhecimento, o que ocorre é que as vezes a criança não teve um professor que ensinou como fazer uma pesquisa, como o aluno não sabe como pesquisar ele acaba se estressando. O autor ainda compara o "bombardeiro de informações" com "um verdadeiro labirinto", onde é preciso instruções nesse caso do professor.
É na escola com o professor que a criança começa a adquirir conhecimentos específicos, a pesquisa é uma forma para se adquirir esse conhecimento, o que ocorre é que as vezes a criança não teve um professor que ensinou como fazer uma pesquisa, como o aluno não sabe como pesquisar ele acaba se estressando. O autor ainda compara o "bombardeiro de informações" com "um verdadeiro labirinto", onde é preciso instruções nesse caso do professor.
andreiaschnorr- Mensagens : 2
Data de inscrição : 27/03/2012
RE: Capítulo 1 - Livro: Pesquisa na escola, de Marcos Bagno
Neste primeiro tópico o autor Marcos Bagno relata a causa da sua indignação. Ele conta o que acontece com a sua filha mais velha, Júlia, que fica em pânico ao chegar em casa dizendo que tem um "trabalho de pesquisa" para fazer. Ou seja todo e único comando que ela tem em mãos é o tema e a data de entrega do trabalho. E nas nossas escolas ocorre o mesmo. Bagno em todo o livro, mais precisamente neste primeiro capítulo, esclarece que os professores devem e tem obrigação de orientar seus alunos, de conduzí-los neste trabalho de pesquisa. O essencial é que os professores tenham a missão de ensinar seus alunos a aprender. Uma pesquisa exige objetivo, justificativa, metodologia, fontes de consulta, cronograma. Pois só assim o resultado pretendido será o melhor possível.
Danilo Bernardes da Silva- Mensagens : 3
Data de inscrição : 23/03/2012
PESQUISA NA ESCOLA,MARCOS BAGNO
O autor se indigna ao relato de que muitos dos professores, deixam a desejar na hora em que precisam estar aptos para ensinar seus alunos,e não só pedir que os venham fazer seus trabalhos e deveres na sala de aula,sem ao menos os ensinar com informação e orientação de novos conhecimentos.
eliane monteiro- Mensagens : 3
Data de inscrição : 24/03/2012
Idade : 36
Localização : dourados
Re: CAPÍTULO 1 - LIVRO: PESQUISA NA ESCOLA, DE MARCOS BAGNO
Indignado com a falta de preparação dos professores, o autor relata o que aconteceu com sua filha e expõe sua opinião dizendo que geralmente na formação dos professores, eles estão concentrados apenas na transmissão de conteúdos e deveriam se preocupar em ensinar o aluno a ter uma visão critica.
Vanessa Pena- Mensagens : 1
Data de inscrição : 15/04/2012
Idade : 30
Re: CAPÍTULO 1 - LIVRO: PESQUISA NA ESCOLA, DE MARCOS BAGNO
O Autor quer mostrar que o caminho certo, na sua opinião, é fazer com que as crianças tenham capacidade de adquirir conhecimentos através de informações coletadas, relativas ao assunto em questão.
Michely Rosa- Mensagens : 1
Data de inscrição : 30/04/2012
Idade : 33
CAPÍTULO 1 - LIVRO: PESQUISA NA ESCOLA, DE MARCOS BAGNO
Bagno diz que a orientação é essencial à nossa vida escolar, e que somos bombardeados diariamente com informações variadas.Para que possamos filtrar essas informações é essencial filtrar o que é formativo e informativo e assim conduzir-nos às verdadeiras fontes de informações e conhecimento.
Selma Peruci- Mensagens : 4
Data de inscrição : 24/03/2012
pesquisa na escola
“Pesquisa na escola” é um livro que aborda a forma como é
cobrada os trabalhos e pesquisas na escola. Marcos Bagno critica a forma
como alguns professores ainda solicitam o trabalho. É dado um
determinado tema e pede-se para ser entregue em uma data. E deixa isso
por conta do aluno, sem ensinar os métodos de como pesquisar, em que
fontes deve-se procurar.
cobrada os trabalhos e pesquisas na escola. Marcos Bagno critica a forma
como alguns professores ainda solicitam o trabalho. É dado um
determinado tema e pede-se para ser entregue em uma data. E deixa isso
por conta do aluno, sem ensinar os métodos de como pesquisar, em que
fontes deve-se procurar.
elianeoliveira- Mensagens : 4
Data de inscrição : 30/03/2012
Idade : 31
Localização : itahum distrito de dourados
Re: CAPÍTULO 1 - LIVRO: PESQUISA NA ESCOLA, DE MARCOS BAGNO
O autor deixa claro sua indignação em relação à falta de orientação dada aos alunos. Os professores se limitam a passar um trabalho com tema e data para entrega, porém não auxiliam a busca pelo conhecimento. Em meio a tantas maneiras de buscar informações, o aluno se vê perdido e limitado, pois não aprendeu como se faz uma pesquisa!
PAULA BRAZ- Mensagens : 1
Data de inscrição : 23/03/2012
Idade : 35
O que tem de essêncial no livro Pesquisa na escola.
O que o livro passa de mais importante é como se deve fazer uma pesquisa,o quanto as escolas são deficientes para ensinar "A pesquisar". E as consequências são de grandes resultados na vida do aluno (acadêmico). O quanto é significante e essêncial um bom professor e uma boa formação na escola.
Emanuelle Machado- Mensagens : 2
Data de inscrição : 24/03/2012
Idade : 34
Marcos Bagno
O autor fala da conduta do professor atual ao passar para seus alunos um "trabalho de pesquisa". Cita os comandos que o professor dá aos alunos, menciona também o terror no qual os alunos encaram um trabalho de pesquisa e ainda dá exemplos de como os país podem amenizar essa aflição dos filhos e inicia o livro para dar abertura aos tópicos no qual ele mostra passo a passo o que o professor e o aluno vão encarar num trabalho de pesquisa.
Beatriz Cezario- Mensagens : 2
Data de inscrição : 24/03/2012
Idade : 28
Peaquisa na escola. Marcos Bagno
Neste capitulo, o autor mostra a maneira como os professores passam os trabalhos de pesquisa. Com poucas informações para os alunos desenvolverem suas pesquisas, como os alunos ficam aterrorizados sem saber onde ou o que pesquisar. Bagno mostra os passos para que o professor possa compriender melhor como passar uma pesquisa para alunos.
Paloma da Silva- Mensagens : 2
Data de inscrição : 26/03/2012
Idade : 30
Localização : Vila Vargas
Re: CAPÍTULO 1 - LIVRO: PESQUISA NA ESCOLA, DE MARCOS BAGNO
A indignação do autor se mostra clara no primeiro capítulo do livro,Bagno esclarece que a pesquisa que os professores pedem aos alunos de hoje não são como deveriam ser,a cobrança só para que o trabalho seja feito não seria o certo e sim o aprofundamento para o conhecimento dos alunos,a presão que é pôsta sobre eles também é grande e errada.
Segundo Marcos os professores não sabem ensinar a aprender e com isso quem sai perdendo são os alunos,"o professor teria que criar possibilidades para que a criança chegue sozinha as fontes de conhecimento que estão à sua disposição na sociedade",dar mais informaçãos a eles seria de muita importância para que assim elas façam uma boa pesquisa e corretamente!
Segundo Marcos os professores não sabem ensinar a aprender e com isso quem sai perdendo são os alunos,"o professor teria que criar possibilidades para que a criança chegue sozinha as fontes de conhecimento que estão à sua disposição na sociedade",dar mais informaçãos a eles seria de muita importância para que assim elas façam uma boa pesquisa e corretamente!
thayssousa- Mensagens : 3
Data de inscrição : 27/03/2012
Idade : 32
Localização : Dourados/MS
Tópicos semelhantes
» O QUE É PESQUISAR? DISCUTINDO O PROJETO
» AS PARTES DE UM PROJETO DE PESQUISA
» O PROJETO DE PESQUISA E SUAS SUBSEÇÕES
» AS PARTES DE UM PROJETO DE PESQUISA
» O PROJETO DE PESQUISA E SUAS SUBSEÇÕES
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|